A Polícia Federal (PF) iniciou uma operação, cumprindo mandados de busca e apreensão na residência e no escritório do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. A ação recebeu atenção de veículos internacionais nesta sexta-feira (18/7).
Bolsonaro, alvo da operação, terá de respeitar restrições determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A ação foi autorizada por Alexandre de Moraes, responsável pelo caso que investiga a tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente.
Entre as medidas impostas, Bolsonaro deverá usar tornozeleira eletrônica, ficará proibido de usar redes sociais, de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, e de se aproximar das embaixadas.
A agência Reuters evidenciou que a operação acontece em meio a uma crescente pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs uma tarifa de 50% sobre o Brasil.
A CNN Internacional relatou que a polícia entrou na casa do ex-presidente e destacou que a ação ocorre após a tentativa de Donald Trump de influenciar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para encerrar o processo judicial contra Bolsonaro. É importante ressaltar que o processo corre na Justiça, que atua de forma independente do Poder Executivo.
O jornal El País também repercutiu a ação, destacando a utilização da tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente como uma das medidas judiciais adotadas.