Uma operação conjunta liderada pela Polícia Federal com apoio do Ministério Público da Bahia, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar, foi realizada nesta terça-feira, dia 27, para desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas em várias áreas do estado da Bahia.
Nessa ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis e Ubaitaba. Os mandados têm o objetivo de recolher provas e identificar outras pessoas que fazem parte do esquema criminoso.
As investigações mostram que o grupo tinha uma organização bem estruturada, com divisão clara de tarefas, incluindo a coordenação das atividades ilegais, o manejo do dinheiro e a logística para o tráfico. Para dificultar a descoberta pelas autoridades, o grupo usava meios de comunicação secretos e pessoas intermediárias, chamadas de “laranjas”, para esconder os responsáveis pelas operações.
Também foi descoberto indícios de que agentes públicos foram usados para repassar informações privilegiadas e interferir em órgãos oficiais, beneficiando o grupo criminoso.
As medidas adotadas visam apreender documentos, celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos importantes para avançar na investigação e mapear a dimensão da organização. O material recolhido será analisado e poderá ajudar em fases futuras da apuração.
