25.5 C
Brasília
terça-feira, 25/11/2025




Polícia Federal investiga explosão em ministério que deixou 27 feridos

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.6 °
25.4 °
62 %
5.7kmh
40 %
ter
25 °
qua
28 °
qui
29 °
sex
27 °
sáb
28 °

Em Brasília

A Polícia Federal está conduzindo uma investigação sobre a explosão ocorrida na subestação de energia localizada no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, na manhã desta terça-feira (25/11). Sendo um órgão federal, a apuração é de responsabilidade exclusiva da PF, sem a participação da Polícia Civil do Distrito Federal ou do Instituto de Criminalística da PCDF.

Imagens divulgadas nas redes sociais registram o momento do resgate das vítimas.

O incidente aconteceu por volta das 10h e gerou pânico entre os servidores, resultando na evacuação completa do prédio que abriga o Ministério da Igualdade Racial e outras cinco pastas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o acidente ocorreu durante a manutenção em uma subestação externa onde está o gerador que alimenta o ministério.

Três trabalhadores terceirizados ficaram feridos — um deles em estado grave, com queimaduras em 60% do corpo, que estava manuseando o gerador no momento da explosão. Outro funcionário também presente na subestação sofreu ferimentos leves, enquanto o terceiro, que tentou ajudar os colegas, teve intoxicação por inalação de fumaça.

Ao todo, 27 pessoas receberam atendimento no local, seis foram levadas a hospitais. “A maioria teve apenas intoxicação leve causada pela fumaça”, explicou o capitão Charles Palomino, do CBMDF.

Servidores relataram momentos de desespero. A funcionária Joana Silva, 27 anos, contou que algumas pessoas ficaram presas em elevadores enquanto a fumaça começava a se espalhar. “Sentimos a explosão e vimos a fumaça preta subindo rapidamente, foi tudo muito rápido”, disse. “A maioria conseguiu sair pelas escadas de emergência, apesar do nervosismo.”

A CEB Ipes, responsável pela subestação, informou que o equipamento é usado em conjunto com a distribuidora Neonergia e garantiu que todos os trabalhadores usavam os equipamentos de proteção individual obrigatórios, incluindo uniformes antichamas. A empresa acompanha o estado dos feridos e afirmou que a subestação está sob controle.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que administra o Bloco C, comunicou que o prédio ficará fechado durante o dia para avaliação estrutural e perícia técnica.

Em nota, o MGI explicou que o acidente começou com um curto-circuito provocado por uma intervenção realizada pela CEB IPES na subestação do lado oeste do bloco C. O curto gerou um princípio de incêndio, combatido pelas brigadas internas e pelos bombeiros. A fumaça invadiu o interior do prédio, obrigando a evacuação.

As equipes seguiram os protocolos de segurança rapidamente. Um técnico da CEB sofreu ferimentos graves e foi hospitalizado, juntamente com outras seis pessoas por inalação de fumaça. Outras 20 receberam atendimento no local. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros continuam no local para garantir a segurança.

A Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI, que gere administrativamente o Bloco C, solicitou que os dirigentes dos ministérios abrigados orientem seus funcionários a trabalhar remotamente durante o dia.




Veja Também