20.5 C
Brasília
quinta-feira, 12/02/2026

Polícia Federal inicia operação contra migração ilegal para os EUA

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
83 %
1.5kmh
0 %
qui
27 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
22 °

Em Brasília

A Polícia Federal lançou nesta quarta-feira (11) a Operação Sáfaro II para combater um grupo criminoso que facilita a saída ilegal de migrantes do país com fins lucrativos. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Governador Valadares (MG) e dois em São Paulo (SP), além do bloqueio de bens e valores que somam R$ 164 mil.

As investigações começaram após a análise de provas recolhidas na primeira fase da Operação Sáfaro, realizada em 23 de agosto de 2024, também em Governador Valadares. Neste processo, a Polícia Federal identificou cinco suspeitos que atuavam em grupo, promovendo a migração ilegal e enviando crianças e adolescentes ao exterior sem seguir as leis. Estima-se que cerca de 370 pessoas tenham sido enviadas ilegalmente para os Estados Unidos.

Durante o prosseguimento das investigações, foram descobertos outros membros envolvidos no esquema que organizavam o transporte, orientavam os migrantes durante as viagens no exterior e forneciam documentos falsos para que eles fossem recebidos como turistas em aeroportos estrangeiros. Foi constatado também o uso de uma casa lotérica em Governador Valadares para receber os pagamentos feitos pelas vítimas.

Os acusados poderão responder por crimes relacionados à migração ilegal, ameaças e outros ilícitos que forem descobertos ao longo do inquérito.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública alerta que a migração irregular expõe as pessoas a riscos de violência, exploração, tráfico humano e outras violações de direitos, além de perdas financeiras. A recomendação é buscar informações oficiais nas representações consulares dos países de destino e evitar intermediários ou promessas de facilitação ilegal.

Denúncias de tráfico de pessoas e violações dos direitos humanos podem ser feitas gratuitamente e de forma anônima pelo Disque 100, disponível 24 horas. Para casos de violência contra mulheres e meninas, o telefone é 180. No exterior, é possível procurar a Embaixada ou Consulado do Brasil ou o Plantão Consular do Itamaraty pelo número +55 (61) 98260-0610. As denúncias também podem ser enviadas pelo Comunica PF.

Veja Também