A Polícia Federal, junto com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social, a Força-Tarefa Previdenciária da Bahia, a Força Nacional e as polícias militar e civil da Bahia, começou uma ação chamada Operação Monã na quarta-feira (28).
Essa operação investiga um esquema de fraude que envolve benefícios do INSS sendo dados a pessoas que fingem ser indígenas na Bahia. Pessoas que não são da etnia indígena estariam recebendo benefícios como aposentadoria rural e salário-maternidade, sem cumprir os requisitos legais.
Para conseguir esses benefícios de forma ilegal, os envolvidos fingiam ser indígenas e assinavam declarações falsas, que foram aceitas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Além disso, esses fraudadores obrigavam as pessoas a pegar empréstimos consignados e dividiam esse dinheiro entre eles. Esse esquema foi chamado de ‘Green Card Pataxó’.
Mandados de busca foram feitos em Santa Cruz Cabrália, perto de Porto Seguro, e em Eunápolis, ambas na Bahia. Documentos, eletrônicos e outras provas foram apreendidos para investigar e encontrar os responsáveis.
Se forem considerados culpados, os acusados podem ser processados por estelionato qualificado, associação criminosa e outros crimes que surgirem durante a investigação.
*Com informações da Agência Brasil
