22.6 C
Brasília
sexta-feira, 21/11/2025




Polícia Federal apura origem do fogo na COP30 em Belém

Brasília
nuvens quebradas
22.6 ° C
24.8 °
22.5 °
73 %
5.1kmh
75 %
sex
29 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
26 °
ter
24 °

Em Brasília

A Polícia Federal iniciou uma investigação na última quinta-feira (20/11) para determinar as causas do incêndio ocorrido na Blue Zone, área oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), localizada em Belém, Pará.

Especialistas em análise de incêndios foram enviados de Brasília e devem chegar a Belém nesta sexta-feira (21/11) para finalizar o laudo técnico.

A COP30 tem sido realizada em Belém (PA) desde o dia 10 de novembro, abordando temas como adaptação climática, financiamento, transição justa e o polêmico debate sobre combustíveis fósseis, em um ambiente de muita cautela.

O Brasil considera esta edição como “a COP da verdade”, pois nela serão discutidos os mecanismos para alcançar a meta de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até 2035.

Em entrevista coletiva, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que “a prioridade é a segurança das pessoas” e que o incêndio já foi controlado.

A organização da COP30 comunicou oficialmente que 13 pessoas necessitaram de atendimento médico devido à inalação de fumaça após o incidente.

Por precaução, o governo brasileiro e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) decidiram suspender temporariamente o acesso à Zona Azul até a realização de uma avaliação completa de segurança pelo Corpo de Bombeiros. Novas informações serão comunicadas após a inspeção.

A Blue Zone é o local onde ocorrem as negociações oficiais, a Cúpula de Líderes e os pavilhões nacionais, sendo organizada pela UNFCCC. O acesso é restrito a delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa autorizada.

Situada no parque da cidade, esta área é fundamental para a definição das políticas climáticas internacionais.




Veja Também