A Polícia Civil do Distrito Federal realizou, nesta quarta-feira (28), uma operação para desmantelar um grupo envolvido em acessos ilegais ao sistema do Detran do Distrito Federal. A ação foi comandada pela 17ª Delegacia de Polícia com o apoio da Polícia Civil do Piauí.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em locais de Planaltina (DF e Goiás) e Água Branca (Piauí). A investigação começou há cerca de um ano.
O caso iniciou quando um cidadão percebeu que seu veículo foi transferido de forma fraudulenta para outra pessoa. O Detran abriu uma investigação interna que detectou cerca de 300 movimentações suspeitas feitas pela matrícula funcional de uma servidora, inclusive em horários fora do expediente.
A servidora denunciou o fato, o que levou à abertura de um inquérito policial com investigação conjunta entre a Polícia Civil e o Detran. As apurações indicaram que o sistema oficial do órgão foi acessado de forma irregular para permitir transferências fraudulentas de veículos.
Três indivíduos foram identificados como responsáveis por criar processos falsos de transferência, muitos sem documentação ou com documentos adulterados, e por aprovar indevidamente essas operações. Dois deles tinham ligações anteriores com o Detran, atuando como despachantes.
A polícia continua as investigações para encontrar outros membros do grupo criminoso. Os envolvidos podem responder por crimes como invasão de dispositivo informático, estelionato e organização criminosa.
