FOLHAPRESS
A Polícia Civil do Ceará está realizando uma operação nesta sexta-feira (3) contra pessoas suspeitas de fazer parte do PCC (Primeiro Comando da Capital).
Estão sendo cumpridos 25 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão em sete cidades do Ceará. A operação também tem apoio da Polícia Militar de São Paulo, que cumprirá dois mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em São Bernardo do Campo e Sorocaba, cidades do estado de São Paulo.
Os investigados são suspeitos de envolvimento em crimes como homicídio e tráfico de drogas. A Polícia Civil do Ceará ainda não informou quantas prisões foram efetuadas até agora.
De acordo com a Polícia Militar de São Paulo, dados do serviço de inteligência indicam que os suspeitos pertencem à organização criminosa.
O estado do Ceará está enfrentando aumento na violência, que é associada à expansão das atividades do PCC na região.
Segundo a Secretaria de Segurança do Ceará, pelo menos 219 famílias tiveram que sair de suas casas por conta de ameaças de facções entre janeiro de 2024 e setembro de 2025.
Na quinta-feira (29), a operação Impacto da Polícia Civil do Ceará cumpriu 35 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapiúna, Morada Nova e Morrinhos. Essa ação faz parte de uma investigação contra uma facção de origem carioca.
Conforme a polícia, 15 mandados foram cumpridos contra pessoas em liberdade e 20 contra alvos que já estão presos, incluindo alguns que usam tornozeleira eletrônica.
