A Polícia Federal lançou nesta quarta-feira (28) a Operação Tunna para desbaratar uma quadrilha especializada no transporte interestadual de drogas. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e cinco prisões preventivas nas cidades de Campo Grande, Piracicaba, Arapongas e Londrina.
As investigações começaram após a apreensão em 2025 de cerca de 1,165 tonelada de cocaína em Terenos, Mato Grosso do Sul. A droga era transportada em comboio por dois caminhões ligados ao grupo investigado.
Rastreamentos mostraram que a organização estava relacionada a outras prisões, inclusive um flagrante de 230 quilos de cocaína em São Paulo, em junho de 2025, também atribuída ao grupo.
A droga tinha origem na Bolívia e entrava no Brasil por rotas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Os mercados para o entorpecente incluíam São Paulo, Paraná e outros estados.
A Polícia identificou líderes responsáveis pela logística, pagamento dos motoristas e operações do transporte. Também foram descobertas estruturas usadas para lavar dinheiro do crime.
A investigação continua para responsabilizar todos os envolvidos e localizar mais membros da organização.
