Francisco Lima Neto
FolhaPress
A Polícia Civil realizou uma ação nesta quinta-feira (15) para desarticular uma quadrilha envolvida na venda de ingressos falsificados para o show da banda britânica Iron Maiden. Agentes do 42º Distrito Policial (Parque São Lucas) cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em locais no Tatuapé, zona leste de São Paulo, e em Guarulhos, na Grande São Paulo.
A operação foi chamada de Fear Of The Pix.
Em dezembro, uma pessoa vítima do golpe registrou uma queixa na delegacia. Ela pagou R$ 690 por ingresso pelo Pix, mas nunca recebeu o ticket. Ao verificar com a plataforma oficial, percebeu que havia comprado numa página falsa que copiava o site verdadeiro.
Durante as investigações, foi descoberto que o dinheiro foi enviado para uma empresa de pagamentos que não bloqueou nem devolveu o valor mesmo após ser informada da fraude. A apuração revelou o site falso e empresas com cadastros recentes e alterações suspeitas, além de muitas reclamações semelhantes, segundo a Secretaria da Segurança Pública.
“O site falso é muito parecido com o original. A pessoa deve prestar atenção ao endereço da página, pois eles costumam trocar ou inverter palavras. Esses pequenos detalhes ajudam a identificar o site verdadeiro do falso”, explicou o delegado chefe do 42º DP, Alexandre Bento.
A operação Fear of the Pix, nome que faz alusão a uma música da banda de 1992, teve autorização da Justiça para cumprir os mandados nas sedes das empresas e casas dos sócios investigados.
Foram apreendidos 13 relógios caros, três carros importados, R$ 11 mil em dinheiro, seis computadores e documentos que serão analisados para a continuidade da investigação.
O caso está sendo registrado no 42º DP como associação criminosa e estelionato eletrónico.
