Na manhã desta sexta-feira (14/11), agentes da 16ª Delegacia de Polícia de Planaltina realizaram a Operação Backdoor, que teve como alvo um grupo criminoso especializado em fraudar o sistema do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e na venda ilegal de veículos.
Mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra três suspeitos nas regiões de Planaltina (DF), Vicente Pires (DF), Jardim Botânico (DF), Planaltina (GO) e Formosa (GO).
Durante as ações, foram apreendidos cinco carros, incluindo duas BMW e um Porsche, além de bolsas de grife e outros bens caros usados para lavar dinheiro obtido com as fraudes.
Operação Backdoor:
As investigações revelaram que o líder da quadrilha acessava o sistema do Detran-DF com credenciais fraudulentas de servidores, utilizando a plataforma Gov.br. Geralmente, ele operava após o expediente, permitindo a remoção de multas e a realização de transferências irregulares.
Além disso, fazia alterações administrativas sem que os servidores verdadeiros percebessem. Até o momento, 15 servidores públicos foram identificados em fraudes.
O grupo também reintegrava o dinheiro ilegal na economia formal por meio de agiotagem. A organização funcionava de forma estruturada e com hierarquia: um membro alugava veículos de terceiros e locadoras, repassando-os para três vendedores que os revendiam para compradores de boa-fé após a transferência ilegal no sistema do Detran-DF.
As autoridades continuam investigando e o Detran-DF está disponível para prestar esclarecimentos.
