26.5 C
Brasília
segunda-feira, 29/09/2025




Podcast discute o Setembro Verde e a inclusão das pessoas com deficiência

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
26.5 °
23.9 °
34 %
3.3kmh
6 %
ter
32 °
qua
32 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
24 °

Em Brasília

O 13º episódio do podcast Fala aí, DPDF, da Defensoria Pública do Distrito Federal, focou no Setembro Verde, um mês dedicado à conscientização sobre a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs). A cor verde simboliza esperança e a luta por mais direitos e oportunidades para pessoas com necessidades especiais.

No programa, conversaram com a defensora pública e chefe do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da DPDF, Amanda Fernandes, e com a coordenadora de Articulação e Participação Social da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos, Isadora Nascimento. A ideia foi explicar as leis e aproximar a instituição da comunidade para melhor entendimento dos direitos dos cidadãos.

O defensor público-geral, Celestino Chupel, ressaltou a importância do episódio para aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiências físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais. Ele explicou que o Estatuto da Pessoa com Deficiência garante igualdade de oportunidades e proíbe qualquer tipo de discriminação, lembrando que a exclusão acontece tanto no tratamento quanto na falta de acessibilidade em espaços públicos e privados.

Amanda Fernandes destacou que o Setembro Verde serve para lembrar a todos que pessoas com deficiência existem e precisam estar mais presentes na sociedade. Ela comentou que meses temáticos como este são importantes para levar a mensagem sobre inclusão a empresas e escolas, melhorando o ambiente onde todos vivem.

Isadora Nascimento falou sobre sua experiência com a inclusão no mercado de trabalho, ressaltando as dificuldades enfrentadas por pessoas qualificadas que ainda sofrem com o capacitismo estrutural. Ela compartilhou que, apesar de seu currículo, entrevistas de emprego frequentemente subestimam sua capacidade, dando exemplos de surpresa diante de sua atuação como mulher preta e PCD em cargos de liderança.

Para ouvir o episódio, basta acessar o podcast da Defensoria Pública do Distrito Federal.




Veja Também