O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (10) o resultado dos recursos apresentados contra o gabarito provisório e o padrão de resposta da questão discursiva da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), realizada em outubro.
Os participantes que solicitaram revisão da resposta preliminar podem conferir o resultado no site oficial do Sistema PND. O padrão de resposta da questão discursiva é um documento detalhado usado pela banca corretora do Inep como referência para corrigir essa parte da prova.
Esse documento orienta os conceitos esperados na resposta e os critérios de pontuação adotados pela banca examinadora.
Análise dos recursos
O resultado da avaliação dos recursos apresenta as justificativas para aceitação ou rejeição dos pedidos em um parecer único emitido pela banca corretora, agrupando as razões por temas recorrentes. O Inep não envia respostas individuais aos candidatos.
Divulgação do gabarito final
Segundo o edital da PND 2025, a versão final do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva será divulgada nesta terça-feira (11). Caso haja alterações por conta dos recursos, essas mudanças valerão para todos os participantes, mesmo para aqueles que não recorreram.
Agenda da PND 2025
- 11 de novembro: divulgação final do gabarito e padrão de resposta da questão discursiva;
- 25 de novembro: divulgação preliminar da correção da questão discursiva;
- 25 e 26 de novembro: período para recursos contra a correção da questão discursiva;
- 10 de dezembro: divulgação do resultado final da PND 2025.
Sobre a PND
A PND (Prova Nacional Docente) não é uma certificação pública nem um concurso, mas um exame que avalia o conhecimento e a formação dos futuros professores de licenciatura. Conhecida como o Enem dos Professores, a prova auxilia estados e municípios na seleção de docentes para suas redes públicas de ensino.
As redes públicas poderão utilizar as notas da PND como critério único ou complementar para contratação de professores a partir de 2026. Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o exame será realizado anualmente pelo Inep.

