27.5 C
Brasília
quarta-feira, 05/11/2025




PMI dos serviços do Brasil sobe para 47,7 em outubro, diz S&P; PMI composto avança a 48,2

Brasília
trovoada
27.5 ° C
27.5 °
26.5 °
57 %
7.2kmh
75 %
qua
27 °
qui
32 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
23 °

Em Brasília

O índice dos gerentes de compras (PMI) que mede a atividade do setor de serviços no Brasil aumentou de 46,3 pontos em setembro para 47,7 pontos em outubro. Mesmo com esse aumento, o nível da atividade empresarial ainda mostra queda em relação ao mês anterior, pois ficou abaixo da linha de 50 pontos, indicando contração.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 5, pela S&P Global, que destacou a queda no volume de novos negócios em outubro e o aumento da inflação no período.

De acordo com os entrevistados da pesquisa, a principal razão para a redução na atividade do setor foi a diminuição da demanda e a falta de novas vendas.

Pollyana de Lima, diretora associada econômica da S&P Global, comentou que, apesar da contração em outubro, houve sinais de resistência no setor de serviços, com quedas menos acentuadas na entrada de novos negócios e na atividade. Algumas empresas se prepararam para contratar, o que levou a um segundo aumento consecutivo no número de empregos. Elas também mantêm uma expectativa positiva de crescimento para os próximos 12 meses.

Pollyana de Lima ainda ressaltou que as tendências de inflação no setor de serviços diferem das do setor industrial, onde os custos de insumos permanecem estáveis, permitindo que os fabricantes ofereçam descontos.

PMI Composto

O PMI Composto, que avalia a atividade combinada das empresas de serviços e indústria, subiu de 46 pontos em setembro para 48,2 em outubro.




Veja Também