19.5 C
Brasília
quarta-feira, 07/01/2026

PMI de serviços no Brasil cresce para 53,7 pontos em dezembro

Brasília
chuva moderada
19.5 ° C
20 °
19.2 °
94 %
3.1kmh
75 %
qua
21 °
qui
25 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
25 °

Em Brasília

O índice que mede a atividade do setor de serviços no Brasil, conhecido como PMI, subiu de 50,1 pontos em novembro para 53,7 pontos em dezembro, mostrando um crescimento mais rápido em mais de um ano. Valores acima de 50 indicam que o setor está crescendo.

Esses dados foram divulgados pela S&P Global, que destacou uma melhora significativa na demanda por serviços, com vendas crescendo pelo segundo mês seguido e no ritmo mais alto desde novembro de 2024.

Para atender ao aumento dos novos pedidos, as empresas de serviços no Brasil contrataram mais funcionários, registrando o maior crescimento de empregos desde março.

Pollyanna de Lima, diretora associada de Economia da S&P Global, comentou que as empresas brasileiras aproveitaram o aumento da demanda próximo às festas de fim de ano, o que apoiou um crescimento forte em vendas, emprego e atividade do setor de serviços, alcançando a melhor performance dos últimos 14 meses.

A redução da pressão inflacionária em todo o setor de serviços, junto com cortes nos custos e preços da indústria, ajudou a controlar a inflação geral do setor privado em dezembro.

Pollyanna de Lima também mencionou que, apesar do otimismo dos provedores de serviços sobre o futuro, a confiança foi um pouco afetada por preocupações de que as eleições de 2026 possam trazer desafios para a economia.

PMI Composto

O índice PMI Composto, que mede a atividade combinada dos setores de serviços e indústria, subiu de 49,6 pontos em novembro para 52,1 pontos em dezembro. Isso indica a primeira expansão da atividade econômica do setor privado em nove meses.

O crescimento da atividade econômica foi impulsionado completamente pelo setor de serviços, enquanto a produção industrial continuou caindo.

Fonte: Estadão Conteúdo.

Veja Também