A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou uma aula sobre educação ambiental na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes (Apaed), que apoia pessoas com múltiplas deficiências em Taguatinga e Ceilândia. O destaque foi a apresentação da peça “Lobo-Guará, o Guardião do Cerrado”, do Programa Educacional Lobo-Guará, que tem o objetivo de prevenir crimes contra o meio ambiente.
Participaram cerca de 240 pessoas atendidas pela instituição, que acolhe pessoas com deficiência de até 59 anos, muitas em situação de vulnerabilidade social e sem família próxima. O suporte é oferecido por uma equipe formada por mais de 60 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social.
Educação ambiental e prevenção de crimes
O Programa Educacional Lobo-Guará, criado em 2003, trabalha para evitar infrações ambientais desde a infância até a vida adulta. Para isso, utiliza teatro, oficinas e palestras que ajudam a criar consciência ecológica. Todo esse trabalho é gratuito.
O programa é desenvolvido pela PMDF em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria de Educação do DF e outras instituições. A peça apresentada na Apaed usa personagens divertidos e uma linguagem simples para tratar de temas como preservação do Cerrado, animais ameaçados e consumo responsável.
Inclusão e cidadania
A apresentação na Apaed destacou como a educação ambiental pode ajudar na inclusão social, permitindo que as pessoas com deficiência sejam protagonistas em ações de cidadania e sustentabilidade. Por meio do teatro e interação com os personagens, os participantes foram motivados a pensar sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente e como podem ajudar a protegê-lo.
A PMDF afirmou que seguirá levando o Programa Lobo-Guará a vários públicos no Distrito Federal, como escolas, instituições sociais e comunidades vulneráveis, reafirmando seu compromisso com a prevenção, a cidadania e a valorização da vida.
Fonte: Agência Brasília