A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu, na noite de sexta-feira (12), uma quadrilha que aplicava golpes milionários na venda de motocicletas. A ação foi realizada pelo Grupo Tático Operacional (Gtop 29), do 9º Batalhão, no Gama.
O grupo usava um comércio de hortifruti como fachada. Na loja havia apenas duas motocicletas, alguns computadores e objetos para simular um ambiente real.
Funcionamento do golpe
Os criminosos anunciavam motos, principalmente da Honda, com preços muito abaixo do mercado. Eles usavam uniformes com o logo da marca, gravavam vídeos fingindo vender as motos e diziam que tinham novas unidades chegando.
Esses vídeos eram enviados para compradores de outros estados. As vítimas, confiando na oferta, pagavam um sinal de cerca de R$ 1 mil para garantir a compra. Após o pagamento, os criminosos desapareciam ou atrasavam a entrega, cobrando depois uma multa falsa para devolver o dinheiro.
Para dar mais credibilidade ao golpe, o grupo usava crachás, notas fiscais falsas e contratos alterados. Enquanto uns tinham contato direto com as vítimas, outros manipulavam computadores e gravavam vídeos para enganar os compradores.
Estimativa de prejuízo e investigação
O esquema já causou prejuízo superior a R$ 1 milhão, afetando pessoas em vários estados. Quatro suspeitos foram presos e levados à 20ª Delegacia de Polícia, que seguirá investigando para encontrar outros envolvidos e vítimas.
A PMDF aconselha que quem suspeitar de golpes parecidos ou for vítima deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia para ajudar nas investigações.