27.6 C
Brasília
terça-feira, 30/12/2025

PM usa câmeras para identificar pessoas no Réveillon do Rio

Brasília
céu pouco nublado
27.6 ° C
29.8 °
27.5 °
61 %
2.6kmh
20 %
ter
31 °
qua
29 °
qui
30 °
sex
26 °
sáb
23 °

Em Brasília

No Réveillon do Rio de Janeiro, a Polícia Militar vai usar 300 carros equipados com câmeras para reconhecer rostos e ler placas de veículos ao mesmo tempo.

As equipes vão trabalhar em Copacabana, Barra da Tijuca e Niterói, circulando pela orla. O objetivo da tecnologia é encontrar carros roubados, identificar criminosos procurados e agilizar as abordagens policiais.

Copacabana, que é a praia mais visitada na noite do dia 31, será dividida em cinco partes para melhorar a segurança. Policiais do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) também atuarão em grupos de 20 para proteger as comemorações do Ano Novo.

“Essa tecnologia é um grande avanço no policiamento. Com o reconhecimento facial e a leitura automática de placas, conseguimos identificar suspeitos e veículos roubados rapidamente, aumentando a segurança da população no Réveillon”, explica o secretário de Polícia Militar, Marcelo de Menezes.

Haverá, ainda, 17 pontos de revista em Copacabana com detectores de metais para impedir que armas e objetos perigosos entrem na festa.

O policiamento será reforçado com 78 torres de observação, 70 bases para viaturas e um helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM).

Como as tecnologias funcionam juntas

As viaturas estão conectadas a câmeras ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), permitindo que as equipes no campo e as salas de monitoramento acompanhem os alertas simultaneamente.

Os caminhões de comando dos Centros Integrados Móveis terão acesso a todo o sistema tecnológico, incluindo imagens de câmeras corporais (bodycams), câmeras em viaturas, câmeras urbanas, leitores de placas e imagens captadas por drones em tempo real. Essa integração ajuda na coordenação e tomada de decisão.

Bombeiros no Rio

Serão 1.500 bombeiros militares trabalhando em todo o estado do Rio, usando 360 viaturas para salvamento, combate a incêndios, ambulâncias, motocicletas, pickups, escadas e plataformas. Também usarão 250 embarcações diferentes, como barcos, lanchas e motos aquáticas. Três aeronaves estarão em locais estratégicos para ajudar nas operações de resgate.

Em Copacabana, 170 bombeiros estarão em ação, divididos em seis grupos de intervenção rápida, quatro em terra e dois no mar, além de 20 postos de guarda-vidas com 77 profissionais. As equipes estarão posicionadas para combate a incêndio, socorro marítimo, salvamento e atendimento médico. Moto aquáticas com médicos garantirão atendimento rápido durante a festa de Ano Novo.

Informações da Agência Brasil

Veja Também