Duas aves silvestres foram resgatadas pela Polícia Militar do Distrito Federal durante uma ação de fiscalização ambiental, ocorrida na última terça-feira, em Ceilândia. A operação foi realizada pelo Grupo Tático Ambiental do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, e os animais estavam sendo mantidos ilegalmente presos.
Na residência vistoriada, os policiais encontraram um canário-da-terra (Sicalis flaveola) e um papa-capim (Sporophila nigricollis). Foram também apreendidas duas gaiolas, uma feita de madeira e outra de arame, usadas para manter as aves confinadas. As aves foram retiradas durante a ação.
Os responsáveis foram autuados com um Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime contra a fauna, conforme o artigo 29 da Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais. Essa legislação pune quem mantém animais silvestres em cativeiro sem autorização legal.
As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CEAPA-BPMA), onde passarão por avaliações e receberão cuidados antes de serem destinadas conforme os protocolos ambientais vigentes, garantindo a proteção e o bem-estar dos animais resgatados.
