18.7 C
Brasília
sexta-feira, 15/08/2025

Plataforma Almirante Tamandaré bate recorde de produção da Petrobras

Brasília
céu pouco nublado
18.7 ° C
18.7 °
18.4 °
65 %
2kmh
15 %
sáb
28 °
dom
28 °
seg
30 °
ter
30 °
qua
22 °

Em Brasília

A plataforma Almirante Tamandaré, um navio especial da Petrobras, alcançou na quinta-feira (14) a produção de 225 mil barris de petróleo por dia, atingindo o maior volume já registrado por uma única plataforma da empresa.

O FPSO (navio que produz, armazena e transporta petróleo) está funcionando desde fevereiro no Campo de Búzios, localizado a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro, na Bacia de Santos.

Esse recorde foi alcançado três meses antes do previsto. Atualmente, o Almirante Tamandaré está ligado a cinco poços de petróleo, e a Petrobras espera conectá-lo a um total de oito poços.

Descoberto em 2010, o Campo de Búzios tem potencial para superar em breve o campo Tupi, que também fica na Bacia de Santos, como o maior produtor da empresa. A grande capacidade dos reservatórios permitiu à Petrobras utilizar navios-plataforma maiores na região.

Para se ter uma ideia, a profundidade de Búzios é comparável à altura do Pão de Açúcar, e sua área equivale a duas vezes a da Baía de Guanabara.

O Almirante Tamandaré, que é alugado da empresa holandesa SBM Offshore, é a primeira plataforma de grande capacidade instalada em Búzios. Existem outros cinco navios-plataforma em construção para o projeto, três deles também de alta capacidade.

A diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, destacou que a capacidade média de produção das plataformas no mundo é cerca de 150 mil barris por dia.

“Alcançamos um novo nível de produção, só possível em campos como o de Búzios.”

O campo de Búzios é operado pela Petrobras em parceria com as companhias chinesas CNOOC e CNODC. Além do Almirante Tamandaré, outras cinco plataformas estão em operação na área: P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso.

Quem foi Almirante Tamandaré

O nome da plataforma é uma homenagem ao almirante Joaquim Marques Lisboa, também conhecido como Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha brasileira. Ele foi uma figura importante em momentos decisivos da história do Brasil, como nas guerras da Independência e do Paraguai, e aos 18 anos já comandava um navio.

Produção total

No dia 29, a Petrobras informou que a produção de petróleo no pré-sal durante o segundo trimestre de 2025 foi de 1,974 milhões de barris por dia, um aumento de 6,5% em relação ao trimestre anterior. Essas informações foram fornecidas pela Agência Brasil.

Veja Também