Na manhã desta sexta-feira (28), a Unidade de Educação Ambiental do Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Associação dos Chacareiros do Núcleo Rural Córrego do Urubu e o Instituto Arvoredo, realizou o plantio de 300 mudas na região rural do Lago Norte, dentro da Área de Proteção Ambiental do Lago Paranoá.
As mudas foram doadas por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Brasília Ambiental e o Instituto Arvoredo, com o objetivo de envolver a comunidade nas ações de proteção e preservação do Cerrado.
Mais de 200 alunos da Escola Classe Beija-Flor, localizada na Asa Norte, participaram da iniciativa. Além de ajudarem no plantio, os estudantes degustaram frutas típicas do Cerrado, como macaúba, jatobá, acerola e manga. Ao final, fizeram uma trilha educativa guiada por professoras até o local que será futuramente o Parque Ecológico Pedra dos Amigos.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou a importância da ação: “Atividades educativas como esta são essenciais para cuidar do nosso Cerrado, mostrando como o poder público e a sociedade devem trabalhar juntos para garantir um futuro sustentável para todos”.
Após a atividade, os alunos se refrescaram com água proveniente do filtro natural recém-inaugurado no Centro Comunitário Córrego do Urubu. A tecnologia sustentável do equipamento utiliza luz solar para captar e filtrar a água, garantindo sua qualidade. O monitoramento feito pelo projeto Jardim de Chuva, do Instituto Oca do Sol, mostrou que a água tem pH 7, considerado ideal para a saúde, demonstrando o cuidado da comunidade local com os recursos hídricos da área.
Informações fornecidas pelo Brasília Ambiental
