Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, declarou nesta quinta-feira (7/8) que o governo apresentará o plano de emergência para auxiliar os setores mais prejudicados pela taxação dos Estados Unidos entre sexta-feira (8/8) e terça-feira (12/8).
Segundo Alckmin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda decidirá quais medidas serão adotadas. A fala ocorreu na sede do ministério em Brasília. Alguns setores destinam metade da sua produção à exportação, e o foco do governo será nessas indústrias.
Embora as ações ainda estejam em definição, o governo avalia opções como a expansão do programa Reintegra, voltado para pequenos exportadores, e a criação de linhas de crédito com subsídios oficiais.
Na tarde desta quinta-feira, o vice-presidente encontrou-se com Gabriel Escobar, encarregado de negócios dos Estados Unidos, principal diplomata americano no Brasil. Segundo Alckmin, o diálogo foi positivo e Escobar indicou possíveis alterações. Contudo, o vice-presidente preferiu não entrar em detalhes sobre essa reunião.