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quinta-feira, 11/12/2025

Plano de Ações para aumentar investimentos e captar recursos federais até 2028

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Nesta segunda-feira (8), a Secretaria de Educação (SEEDF) começou a planejar o Plano de Ações Articuladas (PAR) 2025–2028. O encontro ocorreu na Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) e reuniu representantes das subsecretarias e das 14 coordenações das regionais de ensino (CREs) para validar o diagnóstico da rede pública e organizar as ações para os próximos anos.

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação, disse: “Nosso objetivo é criar um plano participativo que envolva várias áreas da secretaria para atender bem às necessidades da rede pública de ensino”.

O PAR, criado pelo Decreto nº 6.094/2007 e pela Lei nº 12.695/2012, orienta a ajuda técnica e financeira da União para melhorar a educação básica nos estados e municípios. Com o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), criado pela Lei nº 14.113/2020, o PAR foi reformulado e passou a ser chamado de Novo PAR. O atual ciclo, o quinto, vai de 2025 a 2028.

O PAR organiza os investimentos em áreas como obras, mobiliário escolar, tecnologia, transporte, formação dos professores, melhorias pedagógicas, acessibilidade e gestão. No novo ciclo, o governo federal exige um diagnóstico mais detalhado e padronizado da rede.

Infraestrutura e aprendizagem

A subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Franciscleide Ferreira, explicou que o alinhamento entre as áreas é essencial para que o PAR seja feito com qualidade. “Conversar com todos os pontos importantes permite planejar e acompanhar o PAR em conjunto”, disse. “Visitamos todas as regionais para entender o que cada uma precisa, garantindo que as áreas administrativa e pedagógica trabalhem juntas”.

Franciscleide ressaltou que um bom planejamento aumenta a capacidade do Distrito Federal de captar recursos federais: “A qualidade do que entregamos agora define nossa chance de acessar recursos pelos próximos quatro anos. O PAR ajuda a resolver demandas antigas da rede e a viabilizar melhorias que influenciam a aprendizagem, a infraestrutura e as condições de trabalho dos profissionais”.

A coordenadora do PAR no Distrito Federal, Giselly Lins, destacou a importância de integrar diferentes planos da secretaria. “É importante alinhar o planejamento ao Plano Plurianual e ao Plano Estratégico Institucional”, disse. “O PAR mostra as metas que queremos alcançar com o apoio técnico e financeiro do governo federal”.

Antes do evento, equipes da SEEDF visitaram as CREs para identificar as necessidades de cada região. Com esses dados, a secretaria pretende criar um plano que una as demandas administrativas e pedagógicas de forma integrada, garantindo o acompanhamento das ações durante todo o ciclo 2025–2028.

Com informações da Secretaria de Educação

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