14.5 C
Brasília
terça-feira, 21/10/2025

Plano da equipe de Simone Tebet traz solução prática para precatórios

Brasília
nublado
14.5 ° C
14.5 °
14.2 °
100 %
6.2kmh
100 %
ter
19 °
qua
23 °
qui
25 °
sex
28 °
sáb
29 °

Em Brasília

Brasília, 16 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 16, que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023 oferece uma solução prática e eficaz para o problema dos precatórios.

Aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira, 15, a PEC permite que o governo exclua os gastos com precatórios (dívidas judiciais da União) do limite de despesas do arcabouço fiscal a partir de 2026. A previsão é que esses gastos voltem a contar para a meta fiscal em 2027, mas com um aumento anual de 10%, o que pode levar até dez anos para que esses gastos sejam totalmente incorporados no balanço das contas públicas.

Além da incorporação gradual, a PEC estabelece um teto para o pagamento de precatórios pelos municípios e cria um novo prazo para parcelar dívidas das cidades com seus regimes próprios de Previdência Social e com o Regime Geral de Previdência Social. O texto segue agora para análise do Senado.

Haddad destacou que a principal liderança dessa discussão é o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), comandado pela ministra Simone Tebet. “Eu realmente não acompanhei o texto ontem à noite, pois estava focado na negociação do Imposto de Renda, que foi votado pela manhã na comissão”, comentou.

Ele ressaltou que, apesar da agenda cheia nesta semana de pré-recesso, acompanhou o plano criado pela equipe da Simone Tebet e o considera uma solução eficaz e adequada às regras do arcabouço fiscal.

Por fim, Haddad mencionou que essa decisão oferece mais segurança para o próximo governo, evitando os problemas enfrentados pelo atual, especialmente em relação ao calote deixado pelo governo anterior.

Estadão Conteúdo

Veja Também