O Planetário de Brasília voltará a funcionar, hoje (11), após ficar fechado por mais de 16 anos. Os portões serão abertos ao público a partir de amanhã. Utilizado como centro científico, cultural, histórico e de entretenimento, o espaço conta com modernos equipamentos de projeção de alta definição de imagem e som. Foram R$ 10,5 milhões de investimento no local, que oferece salas para eventos, oficinas e palestras. A expectativa é que a reinauguração do monumento impulsione o turismo da cidade.
Cada sessão de exibição da cúpula comporta até 82 visitantes nos bancos, com disponibilidade para dois cadeirantes, em espaços devidamente definidos. Além dos filmes, o Planetário dispõe de um computador com várias informações e imagens sobre o cosmo. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, com sessões abertas ao público e agendadas. Durante a semana, o local abre às 8h e fecha às 20h. Nos fins de semana, o funcionamento é de 13 às 17h.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Glauco Rojas, a reabertura não poderia acontecer em época melhor. “É um presente de natal para a cidade. O Planetário contará com o que há de melhor em projeção digital. Atualmente, existem apenas dois equipamentos do tipo instalados no mundo, ambos na Alemanha”, comentou.
O local comporta até 600 visitas por dia. Para ter direito ao ingresso, é necessário levar um quilo de alimento não perecível. A estudante Sarah Câmara garante que será frequentadora assídua do espaço. “Acho que com a reabertura do Planetário, nós, brasilienses, teremos mais uma oportunidade de programação cultural interessante”, afirma.