20.5 C
Brasília
quinta-feira, 19/02/2026

Planetário Móvel visita escolas de Santa Maria

Brasília
chuva fraca
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
88 %
4.1kmh
75 %
sex
23 °
sáb
24 °
dom
22 °
seg
22 °
ter
18 °

Em Brasília

O Projeto Planetário Móvel, criado em parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e a Associação das Empresas Fomentadoras do Bem-Estar, está facilitando o acesso ao conhecimento sobre astronomia com atividades interativas gratuitas em escolas públicas de Santa Maria.

As atividades acontecerão de 22 de fevereiro a 13 de março em nove escolas, incluindo o Centro de Ensino Médio 417, o Centro Educacional Santa Maria, os Centros de Ensino Fundamental 104, 201, 403 e 315, os Centros Educacionais 416 e 310, e o Centro de Ensino Médio 404. A programação oferece sessões educativas de astronomia, palestras e oficinas práticas com simuladores e jogos educativos, abordando temas como sustentabilidade e tecnologia.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino, ressalta a importância de levar o conhecimento para diferentes localidades para incentivar a vocação científica. “O Planetário Móvel é uma ferramenta importante para popularizar a ciência em nossa capital. Ao levar o conhecimento para além dos centros tradicionais, damos aos estudantes uma experiência que pode despertar interesses e fortalecer o aprendizado de modo divertido e marcante. Nosso objetivo é garantir que a inovação chegue a todos os cantos do DF, tornando o saber científico acessível”, destaca ele.

O projeto une educação e inovação nas escolas, incentivando o interesse por carreiras científicas e promovendo inclusão social e educacional. Com instalações adaptadas e intérpretes de Libras presentes, a iniciativa garante que todos os alunos possam participar plenamente, ampliando o papel do Planetário de Brasília como um recurso de educação e inclusão.

Informações fornecidas pela Secti-DF.

Veja Também