O Partido Liberal (PL) decidiu interromper as negociações com o PSDB do Ceará sobre o possível suporte à candidatura de Ciro Gomes ao governo estadual em 2026. A decisão foi anunciada depois de uma reunião da liderança do partido realizada em Brasília no dia 2 de dezembro, conforme nota oficial divulgada pelo PL Mulher, presidido pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
A nota ressalta que o encontro discutiu estratégias para fortalecer a influência da direita no Ceará e derrotar a esquerda. Ficou definido que o deputado André Fernandes, presidente do PL no estado, continuará conduzindo as tratativas, buscando uma solução que esteja alinhada com os valores e princípios da direita conservadora.
Por esse motivo, as negociações com o PSDB foram temporariamente suspensas. O caminho a seguir será decidido após avaliação e aprovação da direção nacional e estadual do partido das propostas que serão apresentadas pelo deputado André Fernandes.
Reação após críticas de Michelle Bolsonaro
A mudança de rumo ocorreu depois que Michelle Bolsonaro manifestou publicamente sua desaprovação ao possível apoio a Ciro Gomes, que já se posicionou contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua família.
Durante um evento no Ceará, Michelle Bolsonaro afirmou que a aliança era prematura e mencionou declarações de Ciro Gomes em que ele chama Bolsonaro e seus filhos de “ladrões” e compara o ex-presidente a “ladrão de galinhas”.
Divisão entre membros do PL
Apesar do ex-presidente Jair Bolsonaro ter indicado apoio à parceria com o PSDB, seus filhos — Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro — manifestaram críticas às posições de Michelle Bolsonaro. Flávio Bolsonaro disse que ela ultrapassou uma estratégia previamente autorizada pelo pai, considerando sua atitude uma situação embaraçosa.
Após a reunião da liderança do partido, o deputado André Fernandes concedeu entrevista ao lado de Flávio Bolsonaro e do senador Rogério Marinho. Ele mencionou que o PL irá refletir novamente sobre a possível aliança. “Neste momento, vamos fazer uma pausa para avaliar as melhores alternativas para o futuro do Ceará,” afirmou.
Flávio Bolsonaro minimizou as discordâncias internas, afirmando que qualquer desentendimento foi resolvido graças ao alinhamento entre André Fernandes e Michelle Bolsonaro.

