O PL investiu R$ 3,3 milhões no aluguel de jatinhos para o deputado federal Nikolas Ferreira (MG) durante o ano de 2024. Apesar de não concorrer a nenhum cargo nas eleições municipais, Nikolas atuou como cabo eleitoral do partido. As informações foram obtidas pelo Metrópoles após o encerramento da prestação de contas do PL, presidido por Valdemar Costa Neto, no dia 30 de junho deste ano.
As viagens aconteceram entre 11 de setembro e 25 de outubro de 2024, período em que a campanha eleitoral esteve mais intensa. Foram 14 voos fretados para Nikolas Ferreira, e em dois desses voos sua esposa, Lívia Orletti, também estava na lista de passageiros, junto com a equipe de funcionários e segurança do deputado.
Além de Nikolas, o partido também custeou viagens de jatinhos para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, líder do PL Mulher, e para o senador Marcos Pontes (SP). No caso de Nikolas e da esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, os deslocamentos serviram para promover candidatas, especialmente em São Paulo, com registros de voos pelo Campo de Marte e Jundiaí.
No último pleito, o deputado fez campanha em dez capitais no primeiro turno, ajudando a levar o PL para o segundo turno em sete delas: Cuiabá (MT), Belém (PA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Palmas (TO). O partido obteve vitória em primeiro turno em Rio Branco (AC), enquanto enfrentou derrotas no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde apoiou o coach Pablo Marçal (PRTB).
A assessoria do parlamentar foi procurada, mas não se manifestou até o momento. O espaço permanece aberto para posicionamentos.
Influência digital de Nikolas
No PL, Nikolas é visto como um importante estrategista digital, frequentemente consultado sobre táticas bolsonaristas nas redes sociais. Sua notoriedade entre os apoiadores do ex-presidente o transformou em um cabo eleitoral valioso.
É atribuída a ele, por exemplo, a reação positiva da sigla diante das medidas econômicas governamentais e das pressões internacionais. Em agosto, a hashtag “Brasil acima do STF” chegou a ser a mais comentada em política no Twitter, com 123 mil menções em uma tarde, superando a tag “Brasil com STF”, usada pela oposição. Outra expressão apoiadora, “Brasil com Bolsonaro”, também ganhou destaque logo em seguida.