As transações realizadas por meio do Pix atingiram um marco histórico na última sexta-feira (28/11). De acordo com o Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (1º/12), foram efetuadas 297,4 milhões de operações em um único dia, totalizando R$166,2 bilhões movimentados.
Esse novo recorde ocorreu durante a Black Friday e coincidiu com o prazo final para o pagamento da primeira parcela do 13º salário para milhões de trabalhadores em todo o Brasil. O recorde anterior era do dia 5 de setembro deste ano, com 290 milhões de transações.
“Esse resultado reforça a importância do Pix como uma infraestrutura digital pública fundamental para o funcionamento da economia nacional”, declarou o Banco Central.
O Pix foi lançado em novembro de 2020 e comemorou cinco anos de existência no último dia 16. Esse sistema de pagamentos revolucionou a maneira como os brasileiros transferem dinheiro, promovendo a digitalização financeira, maior inclusão e eficiência nas transações.
Segundo o Banco Central, o Pix movimentou R$ 15 trilhões somente no primeiro semestre de 2025, com 36,9 bilhões de transações registradas neste período – o que corresponde a 50,9% de todas as operações financeiras no país. Esse volume representa um crescimento de 27,6% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior.

