Representantes dos trabalhadores do setor aéreo e das companhias brasileiras chegaram a um acordo para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos pilotos e comissários para os anos de 2025 e 2026, evitando uma greve. As negociações foram conduzidas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) estava considerando uma greve dos pilotos e comissários devido a dificuldades nas negociações da renovação do acordo da categoria. O sindicato informou que as conversas, iniciadas em setembro com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), não avançavam porque as empresas queriam aplicar apenas o reajuste baseado no INPC.
O Ministério de Portos e Aeroportos destacou que a aprovação da CCT reforça a importância do diálogo na negociação coletiva e elogiou “o compromisso de todas as partes para encontrar uma solução justa, alinhada com o crescimento atual da aviação no Brasil”.
Estadão Conteúdo

