21.5 C
Brasília
terça-feira, 20/01/2026

Pichações em terreiro de Candomblé em Salvador são investigadas pela polícia

Brasília
chuvisco fraco
21.5 ° C
21.5 °
20.6 °
83 %
3.1kmh
100 %
qua
21 °
qui
21 °
sex
23 °
sáb
22 °
dom
18 °

Em Brasília

Um terreiro de Candomblé localizado em Salvador, Bahia, sofreu pichações no último sábado, dia 17. Segundo imagens divulgadas pelo templo Nzo Mutá Lombô ye Kayongo Toma Kwiza, as palavras “Assassinos” e “Jesus” foram pintadas nas paredes da entrada.

O ocorrido aconteceu próximo ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que é comemorado na quarta-feira, dia 21.

A Polícia Civil está investigando o caso como crime de dano e intolerância religiosa. A Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin) está à frente das investigações, mas ainda não identificou os responsáveis pelas pichações.

Em nota, os representantes do templo, em parceria com a Frente Nacional Makota Valdina, classificaram o ato como racismo religioso e intolerância dentro de um espaço sagrado. Eles pedem que os culpados sejam responsabilizados e punidos conforme a lei.

“Esse ato não é só uma ofensa à nossa comunidade religiosa, mas também um ataque contra a liberdade de crença, o direito constitucional ao culto e a dignidade das religiões de matriz africana.

É um crime motivado por ódio religioso que reforça preconceitos, incentiva a violência simbólica e mantém o racismo estrutural presente na história dos nossos povos”, destacou a nota.

Veja Também