O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 3,2% em 2023, conforme dados finais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total do PIB chegou a R$ 10,9 trilhões no ano. O PIB per capita foi de R$ 51.693,92.
Rebeca Palis, responsável pelas Contas Nacionais do IBGE, explicou que o IBGE está atualizando a base dos dados para 2021, por isso as informações completas serão divulgadas futuramente.
O crescimento do PIB por setores foi diverso: os serviços cresceram 2,8%, a indústria aumentou 1,7% e a agropecuária teve um crescimento expressivo de 16,3%.
Pelo lado da demanda, o consumo total cresceu 3,4%, com o consumo das famílias subindo 3,2% e o consumo do governo, 3,8%. Entretanto, os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) diminuíram 3% em 2023, após um leve aumento em 2022. A taxa de investimento ficou em 16,4% no ano.
O crescimento total do PIB teve uma contribuição maior da demanda interna (2,0 pontos percentuais), especialmente pelo consumo das famílias, e também da demanda externa (1,3 ponto percentual), já que as exportações brasileiras cresceram mais do que as importações.
O valor gerado pelos setores também aumentou: os serviços contribuíram com 1,9 ponto percentual, a indústria com 0,4 e a agropecuária com 1,1 ponto percentual.
O IBGE lembra que a divulgação detalhada dos dados do PIB está temporariamente suspensa por causa da mudança na base dos dados, mas continuará divulgando estimativas mais gerais, considerando o caráter preliminar dessas informações.

