O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil subiu 0,7% em agosto em comparação com julho, segundo dados do Monitor do PIB, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Na comparação anual, o PIB teve um aumento de 1,3% em agosto de 2025 em relação a agosto de 2024. O crescimento acumulado nos últimos 12 meses até agosto foi de 2,7%.
FGV ressalta que, mesmo com a redução do consumo das famílias, a economia mostra uma forte capacidade de recuperação e crescimento.
Os três principais setores da economia – agropecuária, indústria e serviços – tiveram influência positiva no crescimento de 0,7% em agosto na comparação mensal. Contudo, o consumo das famílias, que representa mais de 60% do PIB, caiu pelo terceiro mês seguido, apontando uma desaceleração importante em um setor que antes impulsionava o crescimento econômico. Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB na FGV, destacou que, apesar dos desafios, a economia demonstra uma notável resiliência refletida no crescimento registrado.
O Monitor do PIB utiliza os mesmos dados e métodos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que produz as contas oficiais da economia brasileira.
Considerando o período de três meses até agosto de 2025, houve um crescimento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O consumo das famílias manteve-se estável nesse intervalo.
A diminuição no consumo das famílias começou no segundo semestre de 2024 e continuou causando a estagnação recente. A redução abrangeu tanto bens não duráveis quanto bens duráveis, afetando o desempenho geral desse segmento.
Os investimentos medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) também ficaram estáveis, com crescimento em construção e outros ativos, mas declínio na compra de máquinas e equipamentos.
As exportações aumentaram 6,1%, principalmente devido aos produtos do setor mineral, enquanto as importações cresceram 1,1%.
Em valores correntes, o PIB acumulado no ano até agosto atingiu R$ 8,317 trilhões.
A taxa de investimento ficou em 18,9% no mês de agosto.