20.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/04/2025

PGR pede prisão preventiva de sobrinho de Jair Bolsonaro

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.6 °
19.8 °
99 %
2.1kmh
75 %
qua
22 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
27 °
dom
23 °

Em Brasília

Léo Índio virou réu por envolvimento nos atos de 8 de janeiro

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, pediu nesta terça-feira (1°) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão de Leonardo Rodrigues de Jesus, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O pedido será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Léo Índio, como é conhecido, teria ido para a Argentina após virar réu no Supremo pelo envolvimento nos atos radicais de 8 de janeiro de 2023. O julgamento foi realizado no mês passado pela Primeira Turma da Corte.

Na manifestação enviada ao STF, Gonet afirma que o sobrinho de Bolsonaro violou as medidas cautelares que deveria cumprir ao responder ao processo em liberdade.

– Ao se evadir para a Argentina, Leonardo Rodrigues de Jesus deliberadamente descumpriu medida cautelar alternativa à prisão, a evidenciar sua insuficiência, o descaso com a aplicação da lei penal e desrespeito às decisões emanadas pelo Supremo Tribunal Federal – afirmou o procurador.

Na semana passada, Léo Índio deu uma entrevista para a Rádio Massa FM, de Cascavel (PR), e confirmou que está no país vizinho há 20 dias.

Com a decisão que o tornou réu, o sobrinho de Bolsonaro vai responder pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado da União.

Durante o julgamento da denúncia, a defesa negou que Léo Índio tenha cometido crimes e defendeu a rejeição da denúncia.

Veja Também