19.5 C
Brasília
quarta-feira, 22/10/2025

PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
20.9 °
19.5 °
61 %
5.7kmh
0 %
qua
24 °
qui
25 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
31 °

Em Brasília

A imprensa mundial destacou o pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus ex-colaboradores, incluindo ministros e militares, por tentativa de golpe de Estado.

O procurador-geral Paulo Gonet enviou as alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 14, e a notícia foi divulgada em meios de comunicação internacionais.

A PGR afirma que Bolsonaro planejou e executou um ataque sistemático às instituições democráticas para impedir a alternância legítima de poder nas eleições de 2022. O documento, com 517 páginas, reforça as acusações e pede a condenação do ex-presidente por vários crimes, que somados podem resultar em até 43 anos de prisão.

O jornal espanhol El País deu destaque ao caso com a manchete: “O Ministério Público do Brasil pede a condenação de Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado contra Lula”.

Nos Estados Unidos, o The Washington Post publicou uma reportagem intitulada: “Bolsonaro, do Brasil, compara seu julgamento a uma ‘caça às bruxas'”, ressaltando seu posicionamento político alinhado ao republicano Donald Trump.

O jornal argentino Clarín também noticiou, afirmando que Jair Bolsonaro liderou a trama golpista contra Lula da Silva e pediu sua condenação. A reportagem destacou a ligação direta entre Bolsonaro e os ataques aos Três Poderes em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

O blog espanhol El HuffPost informou que a PGR apresentou provas robustas, incluindo manuscritos, arquivos digitais e mensagens, que evidenciam a conspiração contra as instituições democráticas.

O parecer da PGR

Segundo as alegações entregues à Primeira Turma do STF, Bolsonaro e seu candidato a vice, general Braga Netto, em 2022, lideraram uma organização criminosa com base em um projeto autoritário e forte influência de setores militares.

A denúncia pede a condenação de todos os envolvidos no que a PGR chama de “núcleo crucial do golpe”, acusando-os de aceitar, estimular e realizar um atentado contra o estado democrático de direito.

Texto originalmente elaborado com informações do Estadão Conteúdo.

Veja Também