A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (10/2) a Operação Retenção, com o objetivo de desmontar uma quadrilha investigada por roubar dinheiro de clientes de uma instituição financeira pública por meio de fraudes.
Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão em Guarabira, na região do Brejo, Paraíba. As ordens judiciais foram autorizadas pela 11ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba.
As investigações começaram a partir de uma prisão em flagrante feita em abril de 2025, em uma agência da Caixa Econômica Federal na área metropolitana de João Pessoa. Na ocasião, foi descoberto o uso de dispositivos falsos em caixas eletrônicos para prender os cartões dos clientes. Segundo a investigação, os suspeitos também usavam métodos de manipulação para conseguir as senhas das vítimas e depois fazer saques e transferências ilegais.
A Polícia Federal informou que o grupo agia de maneira organizada, com divisão clara de funções e planejamento para evitar ser identificado.
Os acusados podem ser processados pelos crimes de furto por fraude e por integrar organização criminosa. As penas somadas podem passar de dez anos de prisão.
