27.6 C
Brasília
quinta-feira, 13/11/2025




PF prende ex-presidente do INSS em operação contra fraude

Brasília
nuvens quebradas
27.6 ° C
30.4 °
27.5 °
37 %
5.1kmh
75 %
qui
30 °
sex
30 °
sáb
31 °
dom
33 °
seg
34 °

Em Brasília

A Polícia Federal realizou uma operação nesta quinta-feira (13) para investigar um esquema de descontos irregulares em benefícios do INSS. Durante a ação, o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi preso. A operação cumpriu 63 mandados de busca e apreensão, além de dez mandados de prisão preventiva em 14 estados e no Distrito Federal.

Entre os detidos está André Fidelis, ex-servidor do INSS e suspeito de envolvimento financeiro com entidades associativas e empresas ligadas a ele. O ex-ministro José Carlos Oliveira, que foi titular da Previdência no governo de Jair Bolsonaro, também foi alvo da operação e está usando tornozeleira eletrônica.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra o deputado federal Euclydes Pettersen e o deputado estadual do Maranhão, Edson Araújo. O ex-procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, também se apresentou à PF em Curitiba e foi preso.

A investigação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, apura crimes como falsificação de dados, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção, ocultação e dilapidação de patrimônio.

Posição dos investigados

A defesa de Alessandro Stefanutto declarou que ele não teve acesso à decisão que decretou sua prisão e afirmou que a detenção é ilegal, destacando que ele tem colaborado com as investigações e confia em sua inocência.

O espaço permanece aberto para posicionamentos dos demais envolvidos na operação.

*Informações obtidas por diversos repórteres da imprensa nacional.




Veja Também