19.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

PF prende ex-diretor da Petrobras em operação contra lavagem de dinheiro

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
20 °
19.5 °
83 %
1kmh
75 %
qui
29 °
sex
25 °
sáb
24 °
dom
25 °
seg
24 °

Em Brasília

A Polícia Federal informou nesta quinta-feira (20) que prendeu o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. A PF informou ainda que o mandado de prisão é temporário, por cinco dias. A prisão de Costa, de acordo com a polícia, faz parte da Operação Lava Jato, deflagrada pela PF na última segunda-feira (17).

A Polícia Federal disse ainda que Paulo Roberto Costa foi preso no Rio de Janeiro, por destruição de provas.

A operação da PF mira grupos de lavagem de dinheiro. Na segunda, foram presos 24 suspeitos de envolvimento no crime de lavagem. A polícia atuou em 17 cidades do Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso. O esquema criminoso, segundo a polícia, movimentou R$ 10 bilhões.

Conforme a PF, as investigações da Operação Lava Jato – que correm em segredo de Justiça – eram realizadas desde 2013, e o montante bilionário foi arrecadado em três anos. O suspeito de chefiar a quadrilha foi preso no Distrito Federal. O doleiro Alberto Youssef, que mora em Londrina, no norte do Paraná, foi preso em São Luís e também é suspeito de comandar a quadrilha.

A  quadrilha envolve personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil e é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com vários crimes, segundo a PF.

Veja Também