20.5 C
Brasília
sexta-feira, 23/01/2026

PF investiga fundo de previdência do Rio por investimentos suspeitos no Banco Master

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
21.7 °
20.5 °
88 %
2.6kmh
75 %
sex
28 °
sáb
19 °
dom
19 °
seg
25 °
ter
25 °

Em Brasília

A Polícia Federal (PF) iniciou uma operação nesta sexta-feira, 23, para investigar possíveis irregularidades em investimentos feitos pelo fundo de previdência dos funcionários públicos do Estado do Rio de Janeiro em títulos do Banco Master.

Foram emitidos quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, incluindo a sede do Rioprevidência e contra os responsáveis pelo fundo. Entre os investigados estão o atual presidente do fundo, Deivis Marcon Antunes, o ex-diretor de investimentos Euchério Rodrigues e o ex-gerente de investimentos Pedro Pinheiro Guerra Leal, que deixaram seus cargos após as suspeitas surgirem. As defesas deles ainda não comentaram o caso.

O Rioprevidência buscava trocar seus títulos financeiros emitidos pelo Banco Master por precatórios federais.

De acordo com o fundo, esses títulos foram emitidos entre outubro de 2023 e agosto de 2024, com vencimento previsto para os anos de 2033 e 2034. Atualmente, a instituição negocia a substituição desses títulos por precatórios federais.

Chamada de operação Barco de Papel, a investigação suspeita que essas movimentações foram aprovadas de forma irregular, contrariando os objetivos do instituto de previdência e colocando os servidores públicos em risco financeiro. São apurados crimes como fraudes contra o sistema financeiro nacional, gestão fraudulenta, desvio de recursos, indução ao erro da administração pública, fraude à fiscalização e corrupção passiva.

Esta é a terceira ação recente da PF relacionada a suspeitas de crimes envolvendo o Banco Master. A investigação não está no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi autorizada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, em primeira instância.

Fonte: Estadão Conteúdo.

Veja Também