21.5 C
Brasília
domingo, 30/11/2025

PF investiga deputado do PDT em operação na Bahia por desvio de recursos

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
68 %
1.5kmh
0 %
dom
31 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
26 °
qui
20 °

Em Brasília

Constança Rezende
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean. A ação, aprovada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), tem como alvo emendas do deputado federal Félix Mendonça (PDT) direcionadas a três municípios baianos, suspeitas de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de fundos públicos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

A operação resultou na quebra do sigilo telefônico do deputado e no afastamento dos prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT), e de Boquira, lan Machado França (PSB), além de mandados de busca contra eles e contra o ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT).

As investigações apontam que um assessor do deputado era o principal responsável pela movimentação financeira do esquema. A Folha tentou contato telefônico com o parlamentar, que ainda não respondeu.

As apurações indicam que uma organização criminosa atuava para liberar emendas parlamentares destinadas a Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre 2021 e 2024, mediante pagamento de propina e manipulação de processos licitatórios.

Os crimes investigados incluem organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos públicos, além de lavagem de dinheiro.

Veja Também