A Polícia Federal começou, nesta sexta-feira (20/3), a Operação Alerta Vermelho para prender um grupo envolvido no tráfico internacional de mulheres com objetivo de exploração sexual no norte de Santa Catarina. A ação aconteceu em São Francisco do Sul, onde foram feitas buscas em três locais.
As investigações alcançaram dois bares próximos e a casa dos suspeitos. Durante a operação, a polícia recolheu celulares, equipamentos de videomonitoramento e documentos para analisar e encontrar outras pessoas envolvidas, possíveis vítimas e compreender a estrutura do grupo.
O caso iniciou depois que uma mulher paraguaia denunciou ter sido atraída para o Brasil com a promessa de trabalho como garçonete. Ela contou que foi levada em um caminhão até Santa Catarina, teve seus documentos confiscados e passou a ser explorada sexualmente.
A vítima relatou ter sofrido agressões físicas e psicológicas, ter sido vigiada o tempo todo, teve sua liberdade limitada e foi obrigada a usar drogas. Também disse que não recebeu pagamento durante o tempo que ficou no local.
Ela conseguiu fugir do lugar em outubro do ano passado e foi ajudada por moradores da região, o que permitiu o início das investigações.
Os principais suspeitos, um homem e uma mulher, já têm antecedentes por tráfico de drogas e posse ilegal de arma. A Justiça proibiu que eles entrem em contato com a vítima e testemunhas, além de autorizar as buscas.
A Polícia Federal informou que a investigação continua e avançará com as provas recolhidas.
