A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira, 18, uma operação de busca e apreensão na sede do Banco Master, localizada em São Paulo. A ação começou por volta das 9h50. O prédio, situado próximo à Avenida Faria Lima, estava protegido por grades e seguranças, mas os agentes foram autorizados a entrar rapidamente.
Esta operação faz parte de um total de 25 mandados de busca e apreensão que a Polícia Federal planejou para cumprir ao longo do dia.
Além disso, cinco pessoas foram alvos de mandados de prisão e outras duas receberam mandados de prisão temporária. Houve ainda outras medidas cautelares em diferentes estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e no Distrito Federal.
Estas ações fazem parte da Operação Compliance Zero, iniciada nesta terça pela Polícia Federal, que já resultou na prisão de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, e no afastamento do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Também na mesma data, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, menos de um dia depois do Grupo Fictor mostrar interesse em comprar a instituição.
As investigações conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal identificaram evidências de que o Banco Master, sob comando de Daniel Vorcaro, vendeu carteiras de crédito falsas no valor de R$ 12,7 bilhões ao BRB, banco público do Distrito Federal. Além disso, foram apresentados documentos falsificados ao Banco Central para dar suporte à tentativa de compra do Master pelo BRB, negócio anunciado em março e rejeitado pelo Banco Central em setembro.
Estadão Conteúdo
