24.5 C
Brasília
domingo, 15/02/2026

PF e CGU iniciam operação contra fraudes em contratos de saúde no Rio Grande do Norte

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
25.6 °
24.5 °
65 %
5.1kmh
0 %
dom
28 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
27 °
qui
26 °

Em Brasília

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) começaram nesta terça-feira (27) a Operação Mederi para investigar desvios de dinheiro público e fraudes em contratos de fornecimento de materiais para a saúde pública em cidades do Rio Grande do Norte.

As apurações indicam problemas em contratos com empresas do estado que trabalhavam para prefeituras de vários municípios. Os problemas encontrados incluem falta de entrega dos materiais, entrega de produtos inadequados e preços acima do valor real.

Para a operação, 163 policiais federais e cinco auditores da CGU cumpriram 35 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas legais e bloqueios de bens.

Entre os investigados está o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). A defesa do prefeito confirmou o cumprimento dos mandados e disse que ele colaborou totalmente, fornecendo todas as informações pedidas.

De acordo com o advogado Fabrízio Feliciano, não há provas que liguem pessoalmente o prefeito ao caso. Ele explicou que as medidas são baseadas em conversas de outras pessoas e que os contratos envolvem vários municípios e empresas de medicamentos.

A defesa destaca que a investigação ainda está em andamento e não há culpa determinada. Além disso, desde 2023, a prefeitura de Mossoró usa o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus) para controlar os estoques, com fiscalização feita pela Controladoria-Geral do município.

Veja Também