A Polícia Federal realizou uma operação especial em Belém (PA) no sábado (22/11), cumprindo dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra um grupo envolvido na produção, venda e compartilhamento de vídeos que mostram violência extrema contra animais. Esses vídeos exibiam maus-tratos, tortura e até mortes, incluindo atos de conotação sexual.
Essa ação foi desencadeada após uma denúncia encaminhada pela Bulgária ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, que posteriormente repassou as informações para as autoridades brasileiras. A investigação revelou uma rede internacional organizada, operando em plataformas de mensagens, com membros de diversos países.
O conteúdo produzido por essa rede tinha objetivos financeiros e sexuais e mostrava práticas cruéis e prolongadas, resultando na morte intencional de pelo menos 32 animais para alimentar essa atividade criminosa.
As autoridades seguem analisando os materiais apreendidos para identificar todos os envolvidos e garantir que eles sejam responsabilizados por essas ações que ferem gravemente a dignidade dos animais e os princípios fundamentais de ética e humanidade.
