A Polícia Federal (PF) efetuou na manhã desta sexta-feira (25/7) a prisão de quatro pessoas nas cidades de Cuiabá e Cáceres, no estado de Mato Grosso, durante a Operação Extractus. A ação visa investigar um grupo suspeito de realizar lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Além das prisões, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, bem como o bloqueio de bens avaliados em aproximadamente R$ 15 milhões.
De acordo com a PF, traficantes de drogas de diversas regiões do país enviavam grandes quantias em dinheiro para intermediários sob investigação, que realizavam o processo de lavagem para legitimar os valores, permitindo sua utilização sem levantar suspeitas.
O inquérito foi iniciado em Cuiabá e faz parte da estratégia da Polícia Federal de enfraquecer financeiramente o crime organizado, por meio da prisão de integrantes que exercem papéis importantes nessas organizações criminosas.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, podendo enfrentar penas que somadas podem alcançar até 18 anos de reclusão.