20.5 C
Brasília
segunda-feira, 11/08/2025

petróleo sobe ligeiramente antes do encontro trump-putin

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
18.1 °
39 %
2.6kmh
0 %
ter
29 °
qua
31 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
23 °

Em Brasília

Os preços do petróleo tiveram pequenas variações nesta segunda-feira (11), terminando com uma leve alta, enquanto os investidores estavam cautelosos antes da reunião entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin, além da divulgação dos dados de inflação nos Estados Unidos.

O barril de Brent do Mar do Norte para outubro subiu 0,06%, fechando a 66,63 dólares.

Já o West Texas Intermediate (WTI), com entrega em setembro, teve aumento de 0,12%, chegando a 63,96 dólares por barril.

Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, comentou que o mercado está em uma fase de espera, aguardando informações que podem afetar os preços para baixo.

A reunião entre os presidentes dos EUA e da Rússia, marcada para sexta-feira no Alasca, discutirá a possibilidade de amenizar o conflito na Ucrânia.

Segundo Lipow, o mercado acredita por enquanto que Trump não deve impor novas sanções contra Moscou que prejudiquem o fornecimento do petróleo russo.

Na semana anterior, os EUA aplicaram tarifas de 50% sobre produtos indianos em retaliação às importações de petróleo da Rússia por parte da Índia, que é o segundo maior comprador russo depois da China.

O presidente americano prorrogou a suspensão temporária das tarifas com a China por mais 90 dias, pouco antes do prazo expirar.

Quanto às expectativas sobre os indicadores, os operadores aguardam os números do índice de preços ao consumidor (IPC) de julho nos EUA, que é essencial para medir a inflação.

Lipow explicou que um IPC acima do previsto pode levar o Federal Reserve a atrasar cortes nas taxas de juros.

Taxas de juros mais altas tornam o crédito mais caro e podem reduzir a demanda global por petróleo.

© Agence France-Presse

Veja Também