A Petrobras iniciará até junho a entrega de novos navios, após um período de 10 anos sem fazer encomendas para ampliar sua frota. A presidente da empresa, Magda Chambriard, anunciou essa informação durante evento realizado no estaleiro da Ecovix, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além dos navios já encomendados, a estatal está estudando a possibilidade de licitação para mais nove embarcações, assim como para seis a oito novas plataformas de petróleo.
“O primeiro navio será entregue ainda no primeiro semestre deste ano, seguido pelos demais navios. A demanda deste programa, denominado Programa Mar Aberto, é tão grande que é surpreendente pensar que a Petrobras ficou uma década sem encomendar navios no país”, afirmou Magda.
O programa beneficia estaleiros em diversas regiões do Brasil, incluindo Rio Grande do Sul (Ecovix), Rio de Janeiro, Santa Catarina e futuramente na Bahia e Amazonas. Até o momento, o programa já gerou encomendas para a construção de 48 navios, entre gaseiros e graneleiros do tipo Handy.
Durante seu discurso, Magda Chambriard destacou que a reativação da indústria naval pelo governo aumentou os empregos no setor de 18 mil postos em 2022 para 50 mil no final do ano passado.
Além da ampliação da frota, a presidente da Petrobras anunciou que até o segundo semestre será inaugurada a primeira biorrefinaria do Brasil, localizada na Refinaria Riograndense, em Rio Grande, que recebeu investimentos de R$ 6 bilhões.
Para Magda, as refinarias da Petrobras estão entre as mais modernas e eficientes do mundo, resultado dos investimentos contínuos em ampliação e manutenção.
