A maior parte das principais empresas de petróleo do mundo, sejam estatais ou privadas, atua na área de distribuição, que é importante para manter o equilíbrio financeiro, garantir o abastecimento seguro e controlar melhor os preços, segundo pesquisa do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), divulgada nesta quarta-feira, 20, pela Federação Única dos Petroleiros (FUP).
O estudo analisou 16 companhias de petróleo e concluiu que apenas três delas – Petrobras, Equinor e QatarEnergy – não estavam no setor de distribuição. A FUP apoia o retorno da Petrobras a esse mercado, mas destaca que limitações herdadas do governo anterior dificultam um avanço maior.
Mahatma Ramos, diretor do Ineep, afirma que “o retorno da Petrobras à distribuição de GLP (gás de cozinha) é um passo importante para recuperar uma empresa integrada e que possa atuar como ferramenta de política pública no Brasil”.
A Petrobras deixou o mercado de distribuição em 2019, com a privatização da BR Distribuidora. Para Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, a saída da Petrobras desse setor enfraqueceu a capacidade do país de coordenar o mercado e minimizar as variações dos preços internacionais.
Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre janeiro de 2023 e abril de 2025, o preço do diesel nas refinarias da Petrobras caiu 23,9%, a gasolina 2,2% e o gás de cozinha 17%. No entanto, para o consumidor, a gasolina subiu 25,5%, o diesel caiu apenas 2,3% e o gás de cozinha teve uma redução pequena de 0,7%.
A FUP destacou que essa tendência continuou até agosto de 2025, com quedas nas refinarias, mas aumentos ou pequenas quedas para os consumidores finais, evidenciando a necessidade do retorno da Petrobras para garantir que as reduções nos preços cheguem ao bolso da população.
Tanto o Ineep quanto a FUP acreditam que o retorno da Petrobras ao mercado de distribuição vai ajudar a garantir que as baixas nos preços nas refinarias sejam sentidas de fato pelos consumidores.
Estadão Conteúdo