Matheus dos Santos
São Paulo, SP (FolhaPress)
O conselho da Petrobras aprovou um programa especial que permite aos funcionários que já se aposentaram pelo INSS antes da Emenda Constitucional nº 103/2019, optar por sair da empresa por vontade própria.
O programa é direcionado para cerca de 1.100 trabalhadores, com desligamentos previstos para acontecer ao longo do ano de 2026.
A empresa disse que os custos desse programa serão registrados conforme os funcionários forem aderindo.
O objetivo é dar uma chance para esses aposentados mudarem de carreira e, ao mesmo tempo, ajudar a empresa a renovar seu quadro de funcionários de forma gradual.
Segundo a Petrobras, a aprovação do programa seguiu os processos internos da companhia e está alinhada com seu plano de negócios.
Essa ação ocorre em um momento em que o preço do petróleo está menor do que no ano passado, fenômeno que tem levado empresas do setor a buscar maneiras de reduzir custos e serem mais eficientes.
A notícia sobre esse programa havia sido divulgada no final de outubro, quando passou pela diretoria e esperava pela aprovação final do conselho, que aconteceu recentemente.
A Petrobras afirmou que avalia constantemente suas necessidades de contratação e desligamento, incluindo programas que incentivem a aposentadoria.
