26.5 C
Brasília
domingo, 11/01/2026

Petro propõe união de países sul-americanos na antiga Grã-Colômbia

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.5 °
23.1 °
47 %
4.6kmh
40 %
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
22 °

Em Brasília

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sugeriu a recriação da antiga Grã-Colômbia, uma república que englobava hoje os territórios da Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá, originalmente liderada por Simón Bolívar.

De acordo com Petro, essa união seria uma confederação de nações autônomas com um parlamento e um conselho governante próprio, visando políticas comuns em áreas como industrialização, energia limpa, infraestrutura e tecnologia para mobilidade e comunicação.

Petro destacou que a Grã-Colômbia teria um tribunal de justiça e poderia se tornar um polo de turismo e conectividade global, semelhante à União Europeia na Europa.

Essa proposta surge em um contexto de tensões na América do Sul, especialmente após a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos e as ameaças de intervenção militar norte-americana feitas por Donald Trump, que também acusou Petro de ligações com o tráfico internacional de drogas.

Recentemente, Petro e Trump conversaram por telefone e decidiram se encontrar pessoalmente em breve para discutir sobretudo o combate ao tráfico de drogas.

Veja Também